terça-feira, 30 de abril de 2013

Acessibilidade no transporte coletivo de Campinas


Licença Creative Commons

Entendendo as diferenças. Como esse assunto surgiu?
 Relato agora um pouco de como um assunto novo pode surgir durante as brincadeiras, onde as crianças podem expressar vários comentários livremente. O importante é o professor estar atento e sensível a curiosidade, interesse e necessidade do grupo.
No projeto EU,VOCÊ,NÓS, conversando sobre o nosso crescimento surgiu o interesse pelo crescimento de nossos pés, iniciando várias atividades sobre o assunto.Tenho um boneco na caixa de brinquedos, o Saci, e eles ficavam perguntando e comentando entre eles o porque dele ter uma perna só. Fui observando que a cada dia mais crianças voltavam o seu olhar para essa característica do Saci, o que sempre causava espanto e vários questionamentos. Resolvemos iniciar uma pesquisa e começamos a conversar para poder descobrir e entender que as pessoas são diferentes, porém com os mesmos direitos. 
Uma das estratégias foi enviar uma pesquisa com as famílias, iniciando assim mais uma participação ativa  delas com o  trabalho da sala.
 As perguntas abaixo nortearam a pesquisa
 1.      Em sua opinião por que o Saci só tem uma perna? 
 2.      Como vocês acham que era a vida dele com uma perna só? Quais as dificuldades que ele tinha? 3.      Vocês sabem de outras pessoas que tem alguma dificuldade por causa das características físicas? Quais?
4.      Essas pessoas sofrem algum tipo de discriminação? Quais? 

No meio a tantas respostas, me chamou a atenção quando relatavam que o transporte coletivo de Campinas vem apresentando um bom trabalho em relação a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais . Foi então que conversei com o pai de um aluno para conseguir uma visita no Terminal Ouro Verde e assim podermos verificarmos na prática o que as famílias haviam relatado.
Ontem dia 29 de abril conseguimos realizar essa atividade, a qual nos trouxe muita informação e aumentou ainda mais nossos conhecimentos sobre os direitos de todos, que é o de ir e vir com dignidade e respeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário