sexta-feira, 10 de maio de 2013

LEMBRANÇA PARA O DIA DAS MÃES




Licença Creative Commons
 Um presente bem legal e singelo(UM MIMO) - caderno encapado com tecido e decorado com o desenho de cada criança. E quem é que não gostaria de ganhar um mimo como esse?

Trabalhar datas comemorativas sempre nos remete a padronização e às vezes causa-nos desconfortos em associar a escola ao consumismo veiculado a essas datas. Em nossa escola, e acredito que em muitas outras, buscamos articular essas datas com os projetos que estamos desenvolvendo em sala. A criança está inserida em uma sociedade, e recebemos influencias a todo tempo, principalmente dos meios de comunicação. Mas o que fazer? Fechar os olhos enquanto educadores e simplesmente fazer de conta que algumas datas não existem e que tem o seu valor em nossa sociedade, na minha família, na sua e das crianças? Com certeza, a resposta para essa pergunta está no ato de escutar as crianças com um ouvido atento e desarmado, de forma democrática sem querer impor a sua ideia. E é nesse pensamento que o trabalho com as mães aconteceu em minha sala, partindo da constituição de nossas famílias representadas pelos gatos a conversa foi acontecendo e caminhando, principalmente para a figura materna, de quem recebemos carinho, que necessariamente não precisa ser a mãe biológica. Tocamos nesse aspecto pois uma criança é orfã de mãe e desde bebê foi criada pela tia com muito amor e carinho, situação semelhante a minha, que sempre que oportuno e necessário compartilho com o grupo.

As nossas descobertas sobre a vida uterina e os laços de amor que temos com nossas mães e a necessidade que as crianças têm de expressar esse sentimento, mais os comentários das crianças na roda da conversa sobre o Dia das Mães, culminou num trabalho integrado, contextualizado, vivido e com sentido para o grupo, o que tornou prazeroso e envolvente cada etapa. 
Na contra-capa do caderno cada um deixou registrado para sua mãe uma mensagem de amor, acompanhado da foto da criança com a sua família.                                          
Ficou lindo!
Parabéns à todas as mamães!


Um comentário: