segunda-feira, 27 de maio de 2013

MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL- PARTE 3

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                   PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


DICAS PRÁTICAS
Exploração de materiais e escuta de obras musicais, distinção entre som e silêncio;
Oferecer um universo musical rico incluindo uma variedade de gêneros, estilos e ritmos regionais, nacionais e internacionais;
Exploração dos sons do corpo, vocais e dos instrumentos musicais;
Repertório de canções para desenvolver memória musical;
Sempre que for explorar uma música ou um som (animais, objetos...), o mesmo deve estar contextualizado, pois caso contrário a utilização dos conteúdos musicais serão utilizados de modo inadequado e sem sentido;
Criações de canções utilizando rimas partindo dos nomes das crianças, frutas...;
Sonorização de histórias, principalmente com livros só com imagem;
Confecção de brinquedos sonoros utilizando diversos materiais (uma banda de sucata);
Vivenciar manifestações musicais de caráter folclórico, do seu grupo cultural, de outras culturas e épocas;
Rádio novela;
Estátua. (silêncio – som)
É aconselhável trabalhar especificamente com música 2 ou 3 vezes por semana, sendo a duração de 20 a 30 minutos.

                                                              Com carinho
                                                           Silmara Farias

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