sábado, 4 de maio de 2013

PLANEJAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA


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A pedagogia sócio-interacionista concebe o professor como o mediador no processo de ensino e aprendizagem, é e nessa perspectiva que assumo meu papel como professor de educação infantil, concretizando essa mediação através da observação, reflexão, planejamento, avaliação, ouvindo atentamente meus pares e as crianças, me responsabilizando pelo processo educativo, coerente com uma prática pedagógica intencional, relevante e pertinente. Conhecer a criança e suas necessidades é ponto fundamental para que eu possa ter uma prática educativa voltada ao desenvolvimento da criança em sua complexidade e totalidade. A criança é um sujeito que precisa ser cuidada e assistida em suas necessidades no aqui e agora, e ao mesmo tempo é um sujeito que está em processo de crescimento e de desenvolvimento. Sei que enquanto professora de Educação Infantil atuo diretamente nesse período na vida da criança, o que torna ainda maior a minha responsabilidade com esse indivíduo, buscando proporcionar experiências significativas no seu processo de aprendizagem.
Procuro elaborar meu planejamento educativo assumindo um processo de reflexão, pois planejar é uma atitude que envolve todas as ações e situações no cotidiano pedagógico. Pensar em cada momento de cada dia, oferecendo situações de desafio, proporcionando a busca de novos conhecimentos, propiciando a troca de saberes entre os pares, é prática que necessita uma constante organização e planejamento, afim de não cair no improviso e no espontaneísmo. Conhecer o grupo e preocupar com a faixa etária atendida é essencial para que o percurso da aprendizagem e a construção de sentidos aconteçam significativamente. Na roda da conversa, as crianças são convidadas a partilhar seus saberes, compartilhar seus desejos e acontecimentos pessoais e familiares, expor suas dúvidas, curiosidades e fantasias. Essas manifestações indicam de modo geral, o ponto de partida para o nosso trabalho, isso é, partindo do concreto, do real, alcançamos o “novo”, apalpamos o que era desconhecido e conhecimentos vão sendo construídos e desvelados juntos.

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