segunda-feira, 20 de maio de 2013

REGISTRO ATRAVÉS DO DESENHO


      Licença Creative Commons                     REGISTRANDO NOSSO PASSEIO
  Sabemos que o desenho é uma forma de registro, um modo de deixar marcas que representem nossas experiências, nossos pensamentos e nossas falas.  
   As crianças gostaram tanto do nosso passeio no Bosque dos Jequitibás que pensei em tornar o registro dessa atividade mais significativo, duradouro e ao mesmo tempo visto diariamente. No saco de tecidos/retalhos que consegui havia um tecido bem grande e vi que daria para fazer algo para as crianças desenharem. Recortei o tecido em pequenos retângulos e colei com cola quente, pois não sei costurar, e passei um biquinho de crochê para dar acabamento. A princípio pensei em transforma-los em sacolas, mas quando as crianças viram o tecido já pronto para realizar o desenho, me perguntaram se era uma almofadinha. Devolvi a pergunta para elas: “o que vocês acham que é?” e elas responderam quase que em unanimidade que era almofadinhas. Então fomos registrar o nosso passeio estampando as nossas almofadinhas! 
     Trabalhar  com a metodologia de projetos, vem me ajudando a tornar cada vez mais o trabalho participativo e ativo de todos os envolvidos na prática pedagógica, o que eu avalio positivamente, pois quando cada um se sente co-responsável por algo, o desejo de fazer, ver e sentir se torna bem maior e significativo.    



Um comentário: