sábado, 3 de agosto de 2013

O ESPAÇO DO REFEITÓRIO

A ESCOLA ALÉM DAS SALAS...
Nosso refeitório é pequeno, sendo utilizado por uma turma de cada vez. Realizamos o autosservimento, onde as crianças passam pela mesa dos alimentos se servem e sentam com as outras crianças. Cada turma leva em média 25 minutos para realizarem a refeição, após a saída as serventes limpam todo o refeitório para que a outra turma possa entrar, enquanto a cozinheira repõe os alimentos. Cada criança coloca o que deseja, porém estamos sempre incentivando a experimentação de novos sabores, a utilização adequada dos talheres, a postura em um lugar de alimentação e o cuidado com o desperdício. Esse momento se torna oportuno para que a autonomia se desenvolva cada vez mais, onde cada criança é uma, com seus gostos, preferências, costumes, porém por estarem inseridos em um grupo, novos desafios são vivenciados e superados a cada dia. Nesse espaço realizamos a culinária, momento em que as crianças participam ativamente no processo de preparação de algumas receitas, geralmente relacionados ao trabalho que estamos desenvolvendo, favorecendo uma aprendizagem significativa e prazerosa. 
Algumas fotos do uso desse espaço educativo: (destaco que as crianças expostas aqui têm a autorização do uso de sua imagem. Algumas fotos não podem ser colocadas quando aparecem crianças que não têm essa autorização).



Com carinho
Prof. ª Silmara Farias


Um comentário:

  1. Rosane Sousa de Oliveira12 de abril de 2016 às 20:09

    Amei ler essa postagem.usei algumas palavras para apresentar um trabalho e me sai muito bem, obrigada professora Silmara.

    ResponderExcluir