segunda-feira, 2 de setembro de 2013

BRINCANDO E APRENDENDO

PASSEIO DE CHARRETE

As brincadeiras do faz-de-conta permitem que as crianças assumam diferentes papéis sociais, tendo oportunidade de representar o mundo o qual estão explorando e descobrindo. Pensando nisso é que costumo transformar tudo o que estamos aprendendo em brincadeira, pois é uma forma das crianças vivenciarem de maneira lúdica e assim poderem dar maior significado a tudo que está ao seu redor.
Hoje não foi diferente. Desde a semana passada, estamos aprendendo e conhecendo mais sobre o cavalo como meio de transporte, pois faz parte do desenvolvimento do Projeto: POR TERRA, CÉU E MAR. Solicitei às famílias um cabo de vassoura e juntos(eu e as crianças) fizemos um cavalo de pau para cada um, onde puderam opinar a cor do cavalo e dos seus detalhes, bem como o nome deles. O resultado ficou muito fofo:

Com esse brinquedo simulamos um passeio de charrete, onde tinham que entregar cargas em outra fazenda, utilizando uma caixa grande de papelão e várias caixas de sapato. Foi gratificante ver como eles assimilaram tudo o que aprendemos: não colocar muito peso para não prejudicar o cavalo, tratar bem o animal, dar uma parada para comer e beber água e controlar o cavalo pelo freio (a rédea). 



E como não podia faltar uma cavalgada e depois um merecido descanso de cavalo e cavaleiros:

Como é bom aprender brincando!

Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

2 comentários:

  1. Olá! Parabéns pela ideia, amei!
    Como você fez a cabeça do cavalo? Quero confeccionar com meus alunos também! 😌

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal mesmo! A cabeça do cavalo foi feita dde EVA?

    ResponderExcluir